Ubuntu 9.10 Karmic Koala. Lançada nova versão hoje!

0 comentários


Enfim o lançamento da tão aguardada nova versão do Ubuntu 9.10, a Karmic Koala!

O Ubuntu é uma distribuição do Linux principalmente voltada para desktops, servidores e netbooks. É uma palavra africana que significa: 'Humanidade para os outros', ou 'Eu sou o que sou, por causa do que somos todos nós', em tradução livre.

É a opção livre para quem não quer se prender a um Micro$oft Windows pirata, ou não licenciado. Existe total compatibilidade com os documentos gerados pelos programas que já existem. Nada se perde!


E sim, todos podemos utilizar Linux. Não existe mais aquela dificuldade que tínhamos no passado, onde somente os 'geeks' conseguiam utilizar por ser um sistema operacional complicado e sem compatibilidade com os hardwares existentes.

Hoje existem versões livres para todos os programas, e compatíveis com todos os computadores. De editores de texto e planilhas à software de edição de audio e vídeo.

É incrível: até minha mãe utiliza Linux no netbook dela. E ela ficou espantada com a performance e facilidade de utilização. Por quê? Porque existe uma comunidade inteira desenvolvendo e aprimorando o tempo todo.

Existe uma consciência coletiva de quem trabalha com software livre, de que podemos ajudar uns aos outros sempre. Por isso que a coisa toda funciona.

Diferentemente de uma empresa privada, o Linux tem voluntários no mundo inteiro trabalhando para melhorar e fazer crescer o número de softwares, assim como a qualidade dos existentes.


E lembre-se: Piratear software é roubo. É pegar uma coisa de alguém e não pagar por ela. Seja aquela musiquinha, aquele filme bacana ou o programinha que você comprou no camelô. Existe uma máfia por trás disso, e está comprovado: Se você pirateia, você incentiva o crime organizado. Todo mundo perde com isso.



Seja livre. Use Linux!
Colabore.
Sua consciência e o universo agradecem!
...

Natalie Portman assina artigo sobre sua transição para o veganismo

0 comentários


O popular mega-blog americano Huffington Post publicou hoje um artigo de autoria da atriz Natalie Portman no qual a estrela fala de sua recente transição do vegetarianismo para o veganismo. Portman era vegetariana há 20 anos e desde que leu uma cópia antecipada do livro Eating Animals de Jonathan Safran Foer, que será lançado mês que vem nos Estados Unidos, ela decidiu cortar produtos animais de sua vida inteiramente.
“O que Foer mais bravamente detalha é como comer animais não polui apenas nossos quintais, mas também nossas crenças. Ele nos lembra que nossa comida é simbólica do que nós acreditamos”, ela diz.
Para ler o artigo completo em inglês, clique aqui.

 Fonte

Emissões de CO2 do setor agropecuário aumentam em 30%

0 comentários

Emissões da pecuária aumentaram 25% e uso do solo provocou acréscimo de 39%


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nessa terça, dia 27, a nova estimativa de emissões de dióxido de carbono (CO2) do setor agropecuário. O estudo mostra que o setor passou a emitir 30% a mais de dióxido de carbono e gases equivalentes no período de 1994 a 2007. Segundo os dados, as emissões da pecuária aumentaram 25%, enquanto o uso do solo provocou acréscimo de 39%. O estudo destaca ainda que as emissões também aumentaram na área de energia (54%), nos processos industriais (56%) e no tratamento de resíduos (32%).
O estudo tem por objetivo fornecer estimativas atualizadas das emissões de gases de efeito estufa no Brasil como subsídio para o planejamento de políticas públicas e também devem servir de base para a proposta brasileira que será apresentada na Convenção do Clima, em Copenhagen, na Dinamarca. As estimativas de redução das emissões brasileiras prevêem até 2020 a redução em 80% do desmatamento na Amazônia, o que vai representar 20% a menos na conta das emissões.
O ministro falou sobre três medidas sugeridas pela Embrapa para manejo do solo que podem reduzir em 7% as emissões no setor agropecuário até 2020. Uma delas é a combinação da lavoura com a pecuária, que diminuirá o solo usado e as emissões. A outra é a recuperação de áreas degradadas. O ministro também defendeu o aumento do plantio direto, com redução do uso de fertilizante.
– Com essas três medidas combinadas, reduziremos em 7% as emissões do Brasil até 2020 somente na agropecuária – disse o ministro.
Com relação ao plantio direto, que significa plantar na palha e revolver menos o solo, evitando a emissão de gases, a meta é passar dos atuais 28 milhões de hectares para 40 milhões de hectares até o ano 2020, com um ganho de 224 milhões a menos de emissão de CO2. Quanto à recuperação de áreas degradadas, a proposta é que em um prazo de 10 anos haja uma economia de 81 milhões de toneladas de CO2, caso se recupere 10% destas áreas.
Os estudos apresentados utilizaram o mesmo método que vem sendo aplicado na confecção do inventário de emissões elaborado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Fonte:  Canal Rural

Excelente entrevista com Adam Ondra sobre a via mais difícil da sua vida (sugerido 9a+/b)

0 comentários

Trecho da entrevista:


---
Adam Ondra, Marina Superstar 9a+/9b in Sardinia

Interview with Adam Ondra who on 20/10/2009 made the first ascent of his hardest route ever, Marina Superstar at Bronx at the crag Grotta San Giovanni in Sardinia. The young Czech climber has "suggested" 9a+/b!

Exactly a year ago Adam Ondra presented Sardinia a beautiful gift with the first ascent of Campo con Corvi, the first 9a on the Mediterranean island located at a crag called Bronx at the astounding Grotta San Giovanni. During that trip the Czech climber also managed to free a route close by called Marina which, despite finishing at half-height, still weighed in at a massive 8c/c+. At the time Ondra realised that climbing the route to its natural finish at the top would be possible, but the 16 year old quickly understood that his strength and stamina wouldn't suffice to link there 35 meters. The route remained a project, but not any old dream - it became Ondra's main objective for 2009. On 20 October Ondra managed to send the line, his hardest to date, Marina Superstar 9a+/b... Obviously we wanted to find out more directly from Adam himself about his latest journey!




Veja a entrevista completa em: http://www.planetmountain.com/english/News/shownews1.lasso?keyid=37046#


PS: Comentário do editor: O cara é um monstro.

::

Cérebro de Rato e Retina Artificial em Robos

0 comentários

Hoje li dois artigos muito interessantes na rede: o primeiro fala de um implante de neurônios de ratos, que faz um robô desviar de obstáculos sem o uso de programação prévia.

O segundo fala de uma retina artificial que é testada em um robô. Ligada a uma variedade de eletrodos, reproduz a imagem que seria vista pela pessoa com problemas visuais.

O primeiro funciona basicamente assim: uma câmera é ligada a um dispositivo que transforma toda e qualquer imagem em pulso elétrico. Esse pulso elétrico é enviado para os neurônios. Esses neurônios estão ligados ao sistema das rodas, então os resultados emitidos pelos neurônios fazem o robô virar. Eles intermediam o que a camera vê e o que as rodas fazem sem prévia programação.

O interessante é que os neurônios não erram, como podemos constatar no vídeo:


http://www.youtube.com/watch?v=1-0eZytv6Qk

Ainda não descobriram como a coisa toda acontece, mas o fato dos neurônios criarem um padrão de resposta baseada na imagem 'vista' por eles é deveras interessante.

No caso do artigo sobre a retina artificial, podermos testar os implantes antes que eles sejam colocados em humanos é fantástico. Além de reduzir os problemas de rejeição, podemos 'ver' antecipadamente o que o ser humano veria com tal implante e melhorar o modelo, ao invés de descobrir se funciona somente após 'instalado' em humanos.




Lógico que não chega aos pés do que nossos olhos de verdade são capazes de captar, mas dar a oportunidade de reconhecer móveis já é um passo importantíssimo para as pessoas que tem problemas crônicos de visão.

E quão interessante não seria se ambos os projetos científicos convergessem em um só?

Que tal se, ao invés de uma câmera, o robozinho do primeiro artigo não utilizasse o projeto com a retina artificial e aprendesse a enxergar como os olhos humanos enxergam? E se utilizasse neurônios humanos ao invés de ratos? E depois, os mesmos cientistas conseguissem 'ler' a informação gravada nos neurônios de uma maneira mais próxima da que o nosso cérebro processa e armazena?

Em tempo: não consegui acesso à informação sobre a cultura de neurônios de ratos e não tenho idéia se animais foram expostos à maus-tratos nessas experiências. Somente comento, como cientista, os fatos que li à respeito na internet e não tenho uma opinião totalmente formada sobre à radicalidade contra o uso de animais em experiências de laboratório versus a promoção da evolução no entendimento humano sobre o nosso mecanismo vital.

Fontes:
http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0169260709002053
http://www.gizmag.com/cyclops-blind-robot/13170/
http://www.reading.ac.uk/about/newsandevents/releases/PR16530.asp
http://www.youtube.com/watch?v=1-0eZytv6Q
::