Cérebro de Rato e Retina Artificial em Robos


Hoje li dois artigos muito interessantes na rede: o primeiro fala de um implante de neurônios de ratos, que faz um robô desviar de obstáculos sem o uso de programação prévia.

O segundo fala de uma retina artificial que é testada em um robô. Ligada a uma variedade de eletrodos, reproduz a imagem que seria vista pela pessoa com problemas visuais.

O primeiro funciona basicamente assim: uma câmera é ligada a um dispositivo que transforma toda e qualquer imagem em pulso elétrico. Esse pulso elétrico é enviado para os neurônios. Esses neurônios estão ligados ao sistema das rodas, então os resultados emitidos pelos neurônios fazem o robô virar. Eles intermediam o que a camera vê e o que as rodas fazem sem prévia programação.

O interessante é que os neurônios não erram, como podemos constatar no vídeo:


http://www.youtube.com/watch?v=1-0eZytv6Qk

Ainda não descobriram como a coisa toda acontece, mas o fato dos neurônios criarem um padrão de resposta baseada na imagem 'vista' por eles é deveras interessante.

No caso do artigo sobre a retina artificial, podermos testar os implantes antes que eles sejam colocados em humanos é fantástico. Além de reduzir os problemas de rejeição, podemos 'ver' antecipadamente o que o ser humano veria com tal implante e melhorar o modelo, ao invés de descobrir se funciona somente após 'instalado' em humanos.




Lógico que não chega aos pés do que nossos olhos de verdade são capazes de captar, mas dar a oportunidade de reconhecer móveis já é um passo importantíssimo para as pessoas que tem problemas crônicos de visão.

E quão interessante não seria se ambos os projetos científicos convergessem em um só?

Que tal se, ao invés de uma câmera, o robozinho do primeiro artigo não utilizasse o projeto com a retina artificial e aprendesse a enxergar como os olhos humanos enxergam? E se utilizasse neurônios humanos ao invés de ratos? E depois, os mesmos cientistas conseguissem 'ler' a informação gravada nos neurônios de uma maneira mais próxima da que o nosso cérebro processa e armazena?

Em tempo: não consegui acesso à informação sobre a cultura de neurônios de ratos e não tenho idéia se animais foram expostos à maus-tratos nessas experiências. Somente comento, como cientista, os fatos que li à respeito na internet e não tenho uma opinião totalmente formada sobre à radicalidade contra o uso de animais em experiências de laboratório versus a promoção da evolução no entendimento humano sobre o nosso mecanismo vital.

Fontes:
http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0169260709002053
http://www.gizmag.com/cyclops-blind-robot/13170/
http://www.reading.ac.uk/about/newsandevents/releases/PR16530.asp
http://www.youtube.com/watch?v=1-0eZytv6Q
::

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse sua existência!