Macacos se confortam após briga para reduzir tensão em grupo





DA NEW SCIENTIST

Macacos que testemunham conflitos normalmente buscam a companhia de outros macacos nas imediações para aliviar a tensão no grupo.
Arianna De Marco da Universidade de Florença, na Itália, e sua equipe observaram esse comportamento entre macacos da espécieMacaca tonkeana de dois grupos cativos durante sete meses.
Wikimedia Commons

Macacos da espécie Macaca tonkeana confortam-se após conflitos para reduzir tensão no grupo, sugere estudo
Quando um macaco mostrava comportamento agressivo - perseguindo, agarrando ou mordendo outros macacos, por exemplo - De Marco escolhia aleatoreamente um macaco nas redondezas e registrava se ele iria se aproximar de outro macaco não envolvido num intervalo de 5 minutos após o fim do conflito. Foram consideradas "aproximações" os casos em que o macaco escolhido sentava próximo a outro macaco, tocava nele ou brincava com ele.
Para comparação, De Marco observou o mesmo macaco por 5 minutos no dia seguinte na mesma hora (sem, no entanto, ter havido um episódio de agressão por parte de outro macaco).
Ela descobriu que os macacos próximos ao conflito tinham maior propensão a aproximar-se de outros macacos do que em períodos sem conflitos. Em um grupo, esse tipo de comportamento era três vezes mais frequente do que na condição controle; no outro grupo, a frequência aumentou quase sete vezes.
Após testemunhar uma refrega, os macacos não envolvidos mostram-se agitados, coçando-se mais do que o normal, por exemplo. Mas após a aproximação com outros macacos, a agitação geral diminui.
Pesquisas anteriores mostraram que, após brigas, primatas raramente tentam uma reconciliação. Isso indica que grupos sociais com esses animais precisam ou evitar a que a violência ecloda ou encontrar outras formas de reduzir a tensão.
De Marco acredita que os macacos próximos às brigas aproximam-se para evitar a escalada da agressão dentro do grupo.
O estudo foi publicado na revista "Animal Behaviour".

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/784404-macacos-se-confortam-apos-briga-para-reduzir-tensao-em-grupo.shtml

---


E nós? Temos algo a ver com esse animaizinhos irracionais?

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse sua existência!