Brasil apresenta compromisso voluntário para o COP15




Sim, todos estamos de acordo que se não houverem mudanças radicais no que diz respeito à emissão de gases tóxicos na atmosfera, nosso planeta passará por alterações nada agradáveis para nós, que (ainda) vivemos nele.

Entre as alterações nada agradáveis, podemos citar: aumento da incidência de secas, derretimento de geleiras, aumento do nível do mar e intensificação de surtos epidemiológicos (G1).

Pois então: se "governos, cientistas, ambientalistas - e candidatos à Presidência do Brasil - " estão de acordo que essas mudanças acontecerão e poderão ficar fora de controle, por quê não adotar uma postura séria e efetiva no controle de emissão aos referidos gases?

O Brasil, aos quase 45 minutos do segundo tempo, resolveu apresentar o que ele chama de 'Compromisso Voluntário' de reduzir a taxa de emissão de gases que causam o aquecimento global em 35% a 40% até 2020.

O problema não está só no ponto em que o Brasil não assume oficialmente responsabilidade sobre o que está propondo. O problema maior está em que os países maiores, ditos 1o Mundo, não o fazem também.

Ninguém quer se comprometer.

Então o que fazem? Assumem 'Compromissos Voluntários'.

Nas palavras da nossa Ministra Dilma Roussef:
“Não estamos falando em metas porque metas é para países do Anexo 1. Países em desenvolvimento não têm metas. O que nós temos é compromisso voluntário de redução, porque nós não somos iguais aos países desenvolvidos. Essa questão de emissão de gases do efeito estufa é cumulativa, não começou ontem, começou desde a Revolução Industrial. O que o Brasil faz é um gesto político que o legitima com uma ação comprometida com a sustentabilidade”.

Não existem metas, porque metas exigem planejamento, trabalho, suor. Exigem cobrança e demonstração de resultados.

Segundo que 'gesto político' e 'ação comprometida' não deveriam sequer habitar a mesma linha de pensamento, quanto menos a mesma frase.

Um 'Compromisso Voluntário' não passa de um número não alto demais que pareça impossível, e nem tão baixo que cause furor.

Fora o fato de que no mesmo pronunciamento, a Ministra Dilma ainda disse que "o aquecimento global é um efeito cumulativo que começou na Revolução Industrial". Acredito que realmente tenha acontecido assim mas, como complemento na sua frase, o texto não passou de um exemplo histórico comumente utilizado pela cúpula dos nossos governantes para se eximirem de culpa em algum questionamento eminente.

Eles são ótimos nisso.

Alguém assistiu ao pronunciamento recente sobre as causas do 'apagão'?

Escutamos, nos revoltamos e fazemos o que?



Links:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1378229-5603,00-CORTE+DAS+EMISSOES+BRASILEIRAS+DE+GASESTUFA+SERA+DE+A+DIZ+MINC.html
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1361640-5603,00-MAIS+UMA+CONFERENCIA+SOBRE+CLIMA+E+ACORDO+AMBICIOSO+AINDA+E+MIRAGEM.html
http://www.ipcc.ch/pdf/assessment-report/ar4/syr/ar4_syr.pdf

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse sua existência!