Consumo de drogas lícitas e ilícitas por praticantes do esporte de aventura escalada em rocha


Estava navegando no Blog de Escalada quando vi esse post. Achei bastante interessante publicá-lo aqui também.

As pessoas deveriam se conscientizar mas, porém, todavia, contudo, é difícil principalmente porque a iniciativa tem que surgir dentro de cada um, nem que seja a iniciativa de se juntar a um grupo mais, digamos, 'careta'.


Infelizmente, mesmo no paraquedismo convivemos com este tipo de assunto.

A droga no esporte radical MATA.

Ainda bem que na Nossa Cultura a 'galera' não faz uso de drogas, cigarro ou bebidas alcóolicas. E, por mais incrível que possa parecer, curtem suas baladas numa vibe intensa, do começo ao fim, e no controle da situação todo o tempo!



Segue o post do Luciano:



---

A discussão não é de hoje.

Na minha opinião vai se estender eternamente.

Publicado no blog com o endereço antigo, a pedido de pessoas que gostaram do que leram republico o estudo feito a respeito dos escaladores que tem o hábito de consumo de drogas lícitas e ilícitas.

Já adianto que todo e qualquer comentário de teor agressivo não será aprovado.


O estudo teve como objetivo descrever e analisar o uso de drogas lícitas e ilícitas entre os praticantes da escalada em rocha na Grande Florianópolis e em outros estados brasileiros, tendo como justificativa as indicações de Andrade e Portela (2000), sobre o grande número de praticantes que utilizam drogas ilícitas durante a escalada. A revisão de literatura abrangeu os tópicos "escalada em rocha, as drogas e o doping nos esportes".

Utilizou-se uma metodologia descritiva, aplicada, elaborando-se uma entrevista estruturada para ter um contato direto com os praticantes, com perguntas abertas, evitando inibir ou limitar suas respostas. A amostra não-probabilística intencional contou com 73 escaladores, com idades entre 15 a 45 anos, de ambos os sexos, sem restrição ao tempo de prática. Como principais resultados: 80,8% (59) dos escaladores são usuários de drogas, sendo que a maconha é a droga mais utilizada durante a escalada.

Isto causa várias alterações físicas e psicológicas. Os principais motivos que os levaram ao uso foram à influência de amigos, familiares e a curiosidade, onde 13,5% (8) deles tiveram contato com a maconha no ambiente da escalada.

Concluiu-se que o uso de drogas lícitas e ilícitas entre escaladores ocorre, encontrado-se um grande número de usuários. Os motivos para o uso estão relacionados ao prazer que a droga lhes concede, e para a minoria, o benefício a sua performance.
Fonte : http://www.efdeportes.com/efd99/drogas.htm

---

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse sua existência!