A Coragem de Cobrar Caro



No Brasil, a maioria dos empregados e profissionais no fundo tem medo de pedir um aumento de salário ou de cobrar mais caro. Cobrar mais significa criar um cliente mais exigente, que irá reclamar toda vez que o serviço não corresponder ao preço. Cobrar menos é sempre a saída mais fácil, dá muito menos problemas, menos reclamações, como no meu caso. É preciso ter coragem para cobrar mais e assumir as responsabilidades inerentes. A maioria prefere o comodismo e a mediocridade do "preço tabelado". Só que, se cobrar o mesmo que os colegas menos competentes, você estará roubando clientes deles, e é isso que cria inveja e maledicência. Você estará fazendo "dumping profissional", estará sendo injusto com eles e consigo mesmo.

Eu sei que é difícil cobrar mais caro, mas alguém tem de dar o exemplo, mostrar aos outros profissionais o caminho da excelência, implantar novos padrões, como pontualidade, por exemplo. Você será o guru da nova geração, e a inveja que terão de seu novo preço fará com que eles passem a copiá-lo. E, à medida que seus colegas se aprimorarem, sua vantagem competitiva desaparecerá e você terá de reduzir o preço novamente ou então melhorar ainda mais seus serviços.

Encontrei esse artigo no Blog do DeRose e lá dentro o link para o artigo original e completo do Stephen Kanitz.

Bons profissionais tem medo de cobrar o valor justo pelo seu serviço por causa do que a concorrência 'impõe': preços baixos, má qualidade de serviço e falta de pontualidade.

Assim é fácil: Quer continuar medíocre? Continue igual. Prestar um serviço com excelência e cobrar o justo por ele dá trabalho, e quem quer trabalho?

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse sua existência!