Faça seu próprio gadget controlado por gestos


Fato: O futuro está definitivamente na melhoria da interação entre homem e objeto.

A todo momento, novos projetos aparecem no planeta apresentando inovações na interação entre ambos.

Há algum tempo atrás, eu refiz os passos desse Doutor e Pesquisador pela Carnegie Mellon University, Johnny Chung Lee.

Tão logo adquiri meu Wiimote, comecei a implementar seu projeto em todos os PC's com M$ Windows que eu encontrava pela frente.




A idéia é simples: transformar qualquer tela, monitor ou projeção em uma tela de toque, onde você interage através do movimento dos seus dedos e das suas mãos.

Passei o projeto aos meus alunos na universidade e as discussões sobre o tema foram altamente construtivas.




Nem preciso comentar que após adquirir o controle do Wii e passar alguns meses testando e trabalhando com o projeto, tive que adquirir o restante do videogame (!).

Então, como cientista computacional, não posso deixar de repassar este artigo que encontrei. Ele apresenta uma criativa maneira de interagir com objetos, quaisquer que sejam eles.

Segue:


por Talita Abrantes

Pranav Mistry, criador do Sixth Sense


Os encantados com as tecnologias de computação por gestos já podem preparar a festa. Pranav Mistry, pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT), vai liberar o código do seu Sixth Sense, um dos mais interessantes sistemas de reconhecimento de gestos.
O Sixth Sense é composto por um projetor de bolso, espelho e câmera ligados a um netbook. A câmera captura os gestos da mão, envia as informações para o computador portátil e o programa, que será lançado nos próximos meses, interpreta os movimentos de acordo com os marcadores coloridos que os usuários devem usar nos dedos.
Há alguns meses, Mistry contou para mim um pouco de sua ambição por trás do projeto: “A nova onda do mundo digital será baseada na maior interação entre nós e os objetos. Será o fim dessa proposta que torna humanos em máquinas que ficam sentadas em frente de outras máquinas”, disse.
“Sonho com um mundo mais alegre, mais tangível”, afirmou. “Acredito que o Sixth Sense irá modelar nossa experiência com a informação e até nossa interação com o mundo físico”.
De acordo com ele, o protótipo, que logo poderá ser construído por qualquer um, custa em média 350 dólares.


Crédito/Imagem: Divulgação/Lynn Barry


Nota: Para reforçar: O projeto de Johnny Chung Lee está disponível na internet e o projeto de Pranav Mistry está para ser liberado.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse sua existência!